Início Notícias Gerais Livro que conta história do pessoal da Caixa será lançado em Curitiba

Livro que conta história do pessoal da Caixa será lançado em Curitiba

123
0

A Fenae lança nesta sexta-feira, 6, na sede social da Apcef Paraná em Curitiba, a partir das 20h, O livro “Tijolo por Tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa”. A publicação registra a trajetória de mobilizações dos empregados do banco e resgata a memória viva de 48 anos de união, lutas e conquistas por uma Caixa pública.
Resultado da parceria da entidade com o Selo Perfil/Verso Brasil Editora, aborda a relação entre desenvolvimento, distribuição de renda e inclusão social, tema que, para a Fenae, na condição de protagonista desde 29 de maio de 1971, responde pela defesa do caráter público da Caixa Econômica Federal e pelo respeito aos direitos dos trabalhadores. O resultado é uma detalhada exposição dos mecanismos que levaram os empregados da Caixa a deflagrarem movimentos nacionais fortes, amplos e unificados nas últimas cinco décadas.

Dividida em sete capítulos, com prefácio de Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, e posfácio do sociólogo Jessé Souza, a obra “Tijolo por tijolo”  foi escrito pelos jornalistas cariocas Aydano André Motta, Luciano Dias e Lucila Soares, com a colaboração direta e indireta de muitas pessoas.

O livro revela o que muita gente já sabe: o lado dos trabalhadores não combina com choque de gestão, arrocho fiscal, alta dos juros e venda do patrimônio público para a iniciativa privada. Do caminho da luta contra o retrocesso, que envolve o cotidiano de muitos bancários e bancárias, surge a sabedoria de uma Caixa pública, social e forte.
O livro Tijolo por tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa funciona como uma espécie de guia preliminar de um movimento de trabalhadores que não é algo linear, mas atua de dois modos: gradualmente e subitamente. O foco, como sempre, é a mobilização em defesa da Caixa e de seus trabalhadores, aliada a uma política de fortalecimento das Associações de Pessoal da Caixa (Apcefs).

Serviço: Lançamento do livro “Tijolo por tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa”, com recepção
Data: Dia 06 de março de 2020
Horário: A partir das 20h
Local: Sede social da Apcef/PR, no bairro Uberaba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui