OF. FENACEF 068/2013 – Brasília, 27 de novembro de 2013



Excelentíssima Senhora.

Doutora Dilma Vana Rousseff

Digníssima Presidenta do Brasil

Brasília – DF


Senhora Presidenta,


1. Nos anos de 1996, 2000 e 2001, anteriores ao Presidente Lula, a CAIXA provavelmente enxugando a Empresa para privatizá-la adiante, fez 3 programas de demissão voluntária (PADV), inserindo nas suas regras a perda do programa do SAÚDE/CAIXA (Plano de Saúde dos empregados da Caixa, aposentados e pensionistas). Era época do chamado governo do “aumento salarial zero”, onde nossas perdas foram se acumulando.

2. Já no Governo Lula, o programa mudou de figura passando a chamar-se PAA (Programa de Apoio à Aposentadoria), onde o Saúde Caixa permaneceu para aqueles que se aposentaram, obtendo tratamento digno e respeitoso.

3. Em 3 de julho do corrente ano o Presidente da Caixa, Dr. Jorge Hereda, após entendimentos com esta Federação, em que foi solicitado o retorno ao SAÚDE CAIXA dos excluídos pelo PADV, estando presentes todas as entidades dos 22 Estados filiados à mesma, acolheu nosso pedido que era para encaminhar à mesa de Negociação da Caixa, no sentido de debater o assunto.

4. No entanto a área técnica da CAIXA (Gestora do Plano de Saúde) nos surpreendeu, apresentando números, com os quais não concordamos. Imediatamente oficiamos à Caixa, com dados reais sobre o número de vidas a serem atendidos.

5. Muito nos alegra o reconhecimento da sociedade sobre a grande importância do papel da CAIXA no desenvolvimento do País. Ficamos muito satisfeitos com a publicação do lucro apresentado até setembro do corrente ano, R$5 Bilhões, e temos certeza de que já com o Presidente Lula o Brasil mudou, e mudou para corrigir erros do passado e que Vossa Excelência continua com esse mesmo propósito.

6. Sendo assim, com esta visão e expectativa, vimos neste momento à sua presença solicitar apoio para que a justiça seja feita, admitindo-se o retorno dos 4.765 aposentados que foram excluídos do Saúde CAIXA.



Atenciosamente,



Décio de Carvalho.

Presidente