,
 

 

 

Plantão de Notícias

11/01/2018

Fonte:

FENAE


 

Comitê Estadual em Defesa da Caixa será lançado nesta quarta-feira em São Paulo
FENAE·QUARTA-FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2018
Iniciativa é das entidades representativas e visa fortalecer as mobilizações em defesa do banco 100% público. Fórum paulista irá atuar em consonância com o Comitê Nacional em Defesa da Caixa, com agenda local de reuniões periódicas
A luta em defesa da Caixa Econômica Federal 100% pública não para e ganha novo impulso no início deste ano de 2018. É que nesta quarta-feira (10), por iniciativa da Apcef/SP, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e outras entidades representativas dos empregados, será realizada reunião de lançamento do Comitê Estadual em Defesa da Caixa em São Paulo. Nessa ocasião, inclusive, será definido o ato em comemoração aos 157 anos do único banco genuíno público do país, que ocorre no próximo dia 12 de janeiro. Todos os empregados lotados em unidades da empresa estão convidados a participar desta mobilização.
Um dos propósitos desse fórum paulista, que atuará em consonância com o Comitê Nacional em Defesa da Caixa, é reforçar a campanha “Defenda a Caixa você também”, lançada pela Fenae e outras entidades representativas em 3 de outubro do ano passado, em ato ocorrido no Rio de Janeiro. Como parte de uma agenda local, e com vistas a dar maior efetividade para as ações em defesa da Caixa, os membros paulistas do Comitê Estadual pretendem realizar reuniões periódicas para traçar estratégias de mobilização.
“A ideia é mostrar como a Caixa é essencial em áreas como habitação, saneamento, infraestrutura, educação, esporte, cultura e agricultura. Precisamos defender a Caixa como banco 100% público, porque é a empresa que, no cumprimento do seu papel social, atende a população mais pobre do país”, com programas como o Minha Casa Minha Vida e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”, lembra Dionísio Reis, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e diretor da Região Sul da Fenae.
Integra ainda essa agenda de atividades um ato na Avenida Paulista, marcado para a quinta-feira da próxima semana, dia 18. Durante esse ato, será feita distribuição de cartilhas e informativos ao longo de todo o percurso da via sobre a importância do banco público para a sociedade e pela valorização dos seus trabalhadores. Um compromisso: a mobilização em defesa da Caixa 100% pública será uma pauta permanente para as entidades representativas em São Paulo.
Fenae dá aval a essa mobilização
Para Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, a criação dos comitês estaduais tem a capacidade de fortalecer a unidade de todos os trabalhadores em defesa da Caixa 100% pública. E acrescenta: “É preciso intensificar em todo o Brasil esse movimento contra o enfraquecimento ou sucateamento do banco, com o envolvimento de todos os setores da sociedade. Isso significa que os empregados precisam se juntar aos clientes, prefeitos, governadores, parlamentares e representantes de associações comerciais, sempre em defesa do caráter público e social da Caixa, tendo claro que a empresa é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país”.

 
Voltar
Links de nossos parceiros

APACEF/RJ - Associação dos Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 6 - Grupo 403 a 411 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20031-000 - Telefax: (21) 2262-5177 / (21) 2220-8137 / 0800 258927