Garra, medalhas e longevidade: APACEF-RJ leva uma delegação pequena para o Jogos FENACEF, mas traz resultados gigantes

153

João Pessoa, na Paraíba estava em festa para sediar o 15º Jogos FENACEF. O evento, que reúne economiários aposentados de todo o país, foi marcado por momentos de intensa emoção, reencontros e, acima de tudo, a celebração da vida ativa. Representando o Rio de Janeiro com orgulho, a delegação da APACEF-RJ mostrou que a verdadeira jovialidade não tem idade, competindo com muita garra, alegria e espírito esportivo.

Mesmo com uma delegação compacta de cerca de 30 atletas, o grupo carioca superou as expectativas e alcançou um aproveitamento muito bom, conquistando um total de nove medalhas.

Os atletas fluminenses subiram ao pódio em modalidades individuais de alto desgaste físico, consagrando o esforço de meses de preparação:

  • Natação Feminina: A atleta Gisele Teixeira Costa Zamirh foi um dos grandes nomes da competição, conquistando 2 medalhas de Ouro e 1 de Prata, consolidando-se como uma das nadadoras mais rápidas do torneio.
  • Natação Masculina PCD: Em uma demonstração inspiradora de superação e técnica, o atleta Irapuan de Souza Coelho dominou as águas de João Pessoa, garantindo 3 medalhas de Ouro para o Rio de Janeiro.
  • Corrida de Rua Masculina: Mostrando excelente resistência e ritmo, os atletas José Sergio Onaiz (Serginho) e José Miranda (Mirandinha) conquistaram 2 medalhas de Bronze.
  • Sinuca: Na mesa de jogo, a precisão e a concentração de Edilson dos Santos Nemer garantiram mais 1 medalha de Bronze para a delegação.

Além dos medalhistas, a APACEF-RJ marcou presença e disputou com dedicação as modalidades de Canastra, Truco, Damas, Dominó, Tênis de Quadra, Tênis de Mesa e Beach Tênis, mostrando a versatilidade e o entusiasmo dos associados.

Nosso porta-bandeira

Um dos momentos mais marcantes do evento ocorreu logo na cerimônia de abertura. O atleta da corrida de rua, José Sergio Onaiz (Serginho), teve a honra de ser o porta-bandeira da delegação do Rio de Janeiro, conduzindo o pavilhão carioca sob os aplausos calorosos do público presente em “Jampa”. A escolha coroou a trajetória de dedicação do atleta ao esporte e à associação.

 

 

A presidente da APACEF-RJ, Vera Lúcia Faria de Moraes, destacou o impacto profundo que a prática esportiva regular traz para a qualidade de vida dos associados na terceira idade:

“A participação dos nossos atletas nos Jogos FENACEF é a prova viva de que a longevidade saudável é uma conquista diária. Ver nossos associados competindo com tanta garra e alegria nos mostra que o esporte na terceira idade vai muito além do pódio: ele promove a saúde preventiva, fortalece a mente e garante uma vida ativa e independente. O esporte é o nosso melhor aliado para envelhecer com dignidade e vitalidade”, destacou Dra. Vera.

 

O sucesso e a mobilização da delegação também são frutos de um planejamento estruturado pela Diretoria da Associação. O diretor de Esportes, Carlos Coutinho, ressaltou o papel ativo da APACEF-RJ no fomento a essas atividades:

Nosso papel na Diretoria de Esportes é criar pontes para que o associado saia do sedentarismo e encontre no esporte um espaço de acolhimento e superação. Temos trabalhado de forma contínua para oferecer treinos, suporte logístico e, principalmente, o incentivo emocional necessário para que eles se engajem. Essa delegação compacta, mas extremamente vitoriosa, é o reflexo desse esforço coletivo de valorização do esporte. Quero ressaltar também a nossa participação no Grupo de Trabalho da FENACEF,  desde julho de 2025,  no intuito de desburocratizar o Regulamento Geral dos Jogos”, comentou Carlos Coutinho.

Muito além das medalhas

Para os atletas da terceira idade, os Jogos FENACEF representam mais do que uma busca por medalhas. O evento funciona como um poderoso estímulo à prática esportiva continuada ao longo do ano e, fundamentalmente, como uma oportunidade inestimável de rever velhos amigos de outros estados, compartilhar histórias e celebrar a amizade construída ao longo de décadas de trabalho na Caixa Econômica Federal.

A APACEF-RJ retorna ao Rio de Janeiro com a bagagem cheia de medalhas, mas, acima de tudo, com a alma renovada e a certeza de que o esporte é um passaporte para a longevidade feliz.

ACESSE A GALERIA DE IMAGENS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here