Começa a 11ª edição dos Jogos FENACEF

183

A alegria marcou a cerimônia de abertura da 11ª edição dos Jogos FENACEF. O evento teve início na manhã desta quinta-feira (12), no Ginásio principal do CFO – Centro de Formação Olímpica em Fortaleza – CE.

Ao todo 22 delegações estão na cidade nordestina. O número exato ainda não foi divulgado, mas estima-se que cerca de 1,7 mil pessoas participam do evento, que reúne em torno de 900 atletas.

A delegação carioca conta com 46 esportistas. Na abertura oficial do torneio, representaram o Rio de Janeiro os atletas Elenir Cardoso da Conceição, Maria Odete Nunes da Silva, Teresa Regina Santos Salgado, Eunice dos Santos Bezerra Azzi, Tânia Tito Loureiro, Luciene de Carvalho Silveira, Eliana Coutinho da C Dutra, Francimar Almeida Serra, Marcia Penido Xavier e José Sérgio Onaiz, que carregou a bandeira do Estado.
Entre as modalidades que os cariocas irão competir estão Futebol Soçaite, Sinuca, Corrida de Rua, Futsal, Canastra, Xadrez, Natação, Vôlei, Tênis de Mesa, Tênis de Quadra, Dama e Dominó.

A abertura contou com as falas dos representantes das delegações e do presidente da FUNCEF, Gilson Costa de Santana, que deu as boas-vindas a todos os participantes.
Na cerimônia também teve espaço para protestos. Um grupo de mulheres do Ceará, entrou na quadra com cartazes relembrando o direito das mulheres – pré 78.

Elas relembraram os direitos das mulheres que ingressaram no Plano de Benefício da FUNCEF antes de 1978, e que nas aposentadorias proporcionais foram contempladas com percentuais menores do que os homens.

As mulheres cearenses ergueram cartazes clamando por justiça e isonomia. Muitas estão buscando judicialmente essa diferença e já existem várias sentenças favoráveis, mantidas por Tribunais de vários Estados e do Distrito Federal.

A celebração de encerramento contou ainda com o acendimento da pira, para simbolizar o início dos jogos e apresentação do coral da ACEA – Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas.

O Rio de Janeiro estreou nos jogos no início da tarde desta quinta-feira com o time de Futebol Soçaite. A partida contra o Piauí encerrou no zero a zero.

Os jogos seguem ao longo desta sexta-feira com a participação dos atletas cariocas em quadra e fora delas também. A presidente da APACEF, Vera Lúcia Faria de Moraes, por exemplo, coordena a área médica do evento e participa de forma efetiva dos Jogos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here