Imposto de Renda: APACEF e voluntariado auxiliaram associados e seus cônjuges

153
Fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser uma obrigação de grande dificuldade, especialmente para os idosos. Pensando nisso, quatro mulheres com expertise nessa tarefa perceberam que poderiam ser úteis no apoio àqueles que penam para concluir as próprias declarações junto à Receita Federal. A APACEF/RJ abraçou e aplaudiu essa ideia. Assim, nasceu uma das mais exitosas ações de nossa Associação: o apoio, gratuito e competente, dessas quatro voluntárias que trabalharam em nossa sede, no preenchimento e envio de declarações, no período de 10/04 a 31/05, em prol de nossos aposentados e pensionistas.
Esses quatro “anjos da guarda” do Imposto de Renda têm nomes que não serão esquecidos pelos 115 associados e seus cônjuges, beneficiados pelos atendimentos técnicos, e, sobretudo, generosos e simpáticos de Rosangela Cardoso Sampaio (mentora da iniciativa), Letícia Maria Novo Rabello, Gladys Helena Pinheiro Marinho e Heloísa Dumit da Justa Moraes.
A tarefa que as voluntárias se propuseram a fazer se revestiu de inúmeros e individualizados problemas, como, por exemplo, a montagem de processos digitais para dar curso a diversos pleitos junto à Receita. Elas relataram que foi realizado um trabalho incansável na busca das soluções mais adequadas para cada situação analisada.
As palavras de Rosangela Cardoso Sampaio são reveladoras sobre o alcance da disposição que essas mulheres admiráveis tiveram. “A cada atendimento que fazíamos, sentíamos nosso coração acalentado pelos olhinhos de agradecimento daqueles colegas”, destacou a mentora.
A presidente da APACEF, Dra. Vera Lucia Faria de Moraes, reconhece que essa iniciativa teve repercussões significativas e agradece imensamente a cada uma das voluntárias, esperando ampliar esse atendimento para o ano que vem.
O mais importante, e ressaltado tanto pelas voluntárias quanto pela presidente, é que essa ação ainda não se encerrou. O grupo de atendentes voluntárias promete, também, um apoio ao longo desse ano, para todos os associados que caírem na malha fina.
De acordo com a Dra. Vera Lucia, o que fica claro é que a APACEF e as voluntárias não se ocuparam somente da declaração legal do Imposto de Renda, mas, sim, realizaram uma série de declarações de empatia, acolhimento e amparo ao seu bem mais estimado: os associados.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here