Isenção de Imposto de Renda: acordo entre FUNCEF e Receita Federal vai auxiliar aposentados e pensionistas

3321

Em virtude das dificuldades que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem apresentando no agendamento de perícias médicas, foi firmado um acordo entre a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) e a Receita Federal do Brasil (RFB) para auxiliar aposentados e pensionistas da CAIXA com mais agilidade nos processos de isenção do Imposto de Renda (IR). Esses processos são referentes às Leis nº 7.713/88 e nº 9.250/95.

O formulário para isenção de IR foi alterado em 2021, ainda no meio da pandemia de Covid-19, buscando atender à nova metodologia de trabalho. Em função de dificuldades de agendamento das perícias médicas verificadas nos últimos dias, a APACEF-RJ ressalta que caso seja necessário requerer o benefício de isenção do IR, os aposentados e pensionistas associados devem entrar em contato com a FUNCEF, direto pelo telefone 0800 706 9000.

A cópia do novo laudo pericial já está disponível na Associação. Faça contato com a equipe de atendimento da APACEF e solicite o documento para ser preenchido. Na sequência, pegue a assinatura e o carimbo do médico que já o acompanha (seja ele um especialista da rede particular ou pública). Mas, ATENÇÃO! A APACEF alerta que é necessário validar o laudo com uma instituição da rede oficial de saúde estadual ou municipal credenciada pelo SUS. Após essa validação, o associado terá que digitalizar e enviar o laudo para a Fundação, diretamente pelo sistema Fale Conosco no portal da FUNCEF.

Visite o site da FUNCEF e confira os detalhes.

3 COMENTÁRIOS

  1. O título fala sobre isenção de IR. O texto fala sobre perícia. O problema de cobrarem IRPF sobre equacionamentos cobrados dos aposentados ficou resolvido ou não?

  2. Ótimo comentário da colega Maria da Conceição sobre a cobrança de Imposto de renda incluindo o valor das parcelas debitadas para o eqacionamento das dívidas da FUNCEF. Também vougostarde receber informações atualizadas sobre este asdunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here