Painel FENACEF e Painel FUNCEF movimentam o terceiro dia de Simpósio em Santa Catarina

52

O terceiro dia do XLII Simpósio FENACEF foi o escolhido para a realização do Painel FUNCEF, momento dedicado para tratar de assuntos importantes da pauta, como: Equacionamento, Resultados FUNCEF, Fundo Garantidor do Crediplan (FGQC), Mulheres Pré-79, ações judiciais, estratégias de atuação com o novo governo, resultados do fundo de pensão (o terceiro maior do país), entre outros assuntos que impactam a vida de aposentados e pensionistas da Caixa no Brasil.

O palestrante Lucas de Sá, da Consultoria Parlamento, deu instruções sobre como funciona o universo político no Distrito Federal e as relações políticas para se obter apoio nas causas defendidas pela Fenacef. “Esse grupo já mostrou que consegue e que tem capilaridade dentro do Congresso Nacional. A receita é participação junto aos agentes políticos eleitos. Esse é o segredo do sucesso. E a Fenacef já mostrou que sabe fazer”, afirmou Lucas.

Já a doutora Marcelise Azevedo, da Assessoria Jurídica da Fenacef, apresentou o panorama das principais ações em trâmite, do segmento de aposentados e pensionistas. Foram três horas de painel. Após todas as apresentações e exposições, veio o intervalo para o almoço, com entretenimento e música ao vivo para relaxar depois de tantas informações.

Logo depois, no período da tarde, aconteceu a apresentação do Painel FUNCEF, com os diretores da instituição falando de cada uma das áreas. Ao final, o presidente da Funcef, Gilson Costa de Santana, foi convidado pela Fenacef para abrir espaço para as perguntas da plateia e, assim, responder às questões dos participantes do Simpósio, em especial sobre a venda de “ativos estressados”, pois esses geram prejuízos à instituição e aos seus beneficiários.

De acordo com o dirigente, “só faz sentido manter imóvel na carteira imobiliária quando ele é rentável para o nosso propósito de pagar as aposentadorias”. Muitas perguntas foram direcionadas ao presidente e o tempo de painel acabou se estendendo mais do que o previsto. Em virtude disso, para não atrasar as apresentações das atrações culturais que viria na sequência, ficou acordado entre os participantes presentes do Simpósio, a Presidência da Fenacef e a Presidência da Funcef que os questionamentos que não foram respondidos ali na plenária do painel, posteriormente serão divulgados no site da instituição para acesso dos aposentados e pensionistas.

Para assistir ao vídeo completo do Painel FUNCEF e saber quais foram as principais dúvidas e as questões levantadas pelos participantes no plenário do Espaço Cascaes, basta acessar o canal da Federação no YouTube (@fenacefcaixa) e acompanhar toda a transmissão direto do 42° Simpósio FENACEF.

Fechando a programação deste penúltimo dia de Simpósio, a noite foi regada de variadas atrações culturais representando as associações de todo o País. Música Popular Brasileira, poesia, dança e diferentes apresentações folclóricas demonstraram um pouco da pluralidade que só o Brasil tem. Assim, os participantes puderam se encantar, alegrar e relaxar no dia mais longo do XLII Simpósio FENACEF.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here